Capital da Sicília, Palermo é uma cidade vibrante, desde a suas origens passaram-se muitos povos, entre eles fenícios, romanos árabes-normandos, espanhóis as diversas civilizações foram deixando suas marcas, na arquitetura, gastronomia e cultura. Uma cidade que há muito o que se ver, rica em história e cultura difícil escolher o que fazer em um roteiro curto pois Palermo oferece atrativos tanto na cidade quanto no seu entorno, inclusive praias belíssimas muito frequentadas durante o verão. Você pode viajar o ano todo que sempre há o que ver e fazer!
Quando ir?
Palermo é um destino para se visitar durante o ano inteiro. O verão é longo vai de abril a outubro, julho e agosto são extremamente quentes e o inverno é ameno. As temperaturas médias rondam os 15°C em fevereiro, 20°C em maio, 30°C em agosto e 20 ° C em outubro. Os meses mais chuvosos são outubro, novembro e dezembro.
Estadia
Palermo é uma cidade que tem muito a se conhecer, os atrativos são tanto na cidade quanto em seu entorno. Nos recomendamos pelo menos uma estadia de 2 noites na cidade.
Com a Carrani, você encontra nossos pacotes prontos com 2 noites de Hotel em nossos catálogos de Minitours
Através de nosso departamento Premium podemos oferecer um serviço de curadoria e desenhar um itinerário exclusivo de acordo com o perfil do seu cliente, reservar Hotéis de categorias 4* e 5* transferes, entrada para atrações passeios de barco.
O que fazer em Palermo
Passear no Centro Histórico encontramos o Teatro Massimo as belas Piazza Quattro Canti e Piazza Pretoria, onde estão localizados nobres palácios e igrejas. O ponto mais movimentado é o cruzamento do Corso Vittorio Emanuele com a Via Maqueda, lá você vai encontrar as lojas de luxo da cidade. Via della Libertá, é a avenida mais importante onde também encontramos o bom comércio.
Uma das principais atrações do centro histórico da cidade é a Catedral de Palermo de estilo normando, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO é simplesmente esplendorosa, um lugar imponente que deve ser visitado por dentro e por fora onde esta a estatua d Santa Rosalia protetora da cidade. Dentro da Catedral, é possível visitar os túmulos dos reis entre eles Rei Rogeiro II e o rei Federico II. Quem quiser ter uma vista magnifica da cidade vale a pena subir no teto.
Importante saber: A entrada da Catedral é gratuita, mas é preciso comprar ingressos para visitar os túmulos dos reis e subir no teto.
Com a Carrani você ter a comodidade de comprar todos ingressos.
O Palacio Normando ou Palacio Real é uma das principais atrações da cidade, era a residência real dos Árabes e Normandos quando dominaram a cidade. A sala do Rei Rogerio é um dos pontos altos toda decorada com mosaicos de cenas de caças. A Capella Palatina, encomendada pelo reio Rogerio II após sua coroação, é o grande tesouro que não podemos deixar de visitar, com sua coleção de mosaicos preciosos de decorando as paredes e tetos.
Igraja São João dos Eremitas uma igreja normanda medieval, fica ao lado do Palacio Normando, reconhecida por suas cúpulas vermelhas brilhantes do lado de fora
Atras da Piazza Pretoria você verá duas Igrejas: San Cataldo e a Igreja La Martorana muitos dizem que é a Igreja mais bonita de Palermo, por fora você não idealiza a maravilha que é o seu interior.
Um lugar que poucos conhecem e vale a pena visitar é a Igreja de Santa Maria del Gesú ou Casa Professa. construída no final do século XVI para comemorar a chegada dos Jesuítas à Sicília em 1564. O edifício passou por várias reformas ao longo dos séculos até que o bombardeio da Segunda Guerra Mundial o danificou de forma irreparável. Uma longa restauração, devolveu a igreja à sua forma original, permitindo em 2009 a sua reabertura. A fachada é simples e possui uma importante estátua do século XVIII da “Madonna della Grotta”, enquanto o interior revela uma decoração barroca muito extravagante, com estuques, esculturas ornamentais, afrescos e telas.
Vida Noturna
Para aqueles que gostam de sair e aproveitar a cidade a noite, o burburinho concentra-se em torno do Teatro Massimo e da Piazza Olivella, esta área é quase um calçadão frequentadas por jovens e turistas, está repleta de discotecas e pubs.
Se prefere um bar com vista pro mar com ao som de Djs e banda nossa dica é o o Nautoscopio Bar (Piazza Capitaneria di Porto), em La Cala
Para quem busca algo diferente e ter uma noturna única sugerimos ir ao Kursaal Kalhesa (Foro Itálico Umberto I), situado dentro do Palácio Forcella De Seta do sec. XVIII , um ambiente com wine bar, clube de jazz, restaurante fica no andar superior e você pode comer no jardim, a combinação perfeita entre tradição e inovação.
Palermo – Música, tradições culturais e folclore
Em Palermo você vai encontrar o maior teatro lírico da Itália: O Teatro Massimo inaugurado em 1897, é possível ver óperas, peças de teatro, balé e música clássica.
o Teatro Politeama é uma sala de espetáculo a segunda mais importante da cidade.
Os Pupis sicilianos é um patrimônio artístico e cultural é uma verdadeira expressão de tradição e folclore.
A Opera dei Pupi é uma tradição que remonta a cerca de 300 anos. Com seus lindos fantoches feitos à mão, conta histórias de invasões sarracenas, lutas entre cavaleiros da Idade Média e representação de poemas do Renascimento. Quem quiser assistir recomendamos: Teatro Carlo Magno Enzo Mancuso, Associazione Figli d ’Arte Cuticchio e Teatro Argento.
Com a Carrani é possível organizar visitas guiadas dentro do teatro e comprar ingressos para assistir Opera dei Pupi
Para quem gosta de festas populares locais, venha para Palermo no início de julho e vivencie a festa mais importante, o “Festino di Santa Rosalia”, padroeira da cidade que a livrou da peste em 1624. Suas relíquias desfilam de carro pelo centro da cidade. As comemorações ocorrem durante quatro dias, é sem dúvida o evento preferido do povo de Palermo!
Quer saber mais sobre a Sicília, acompanhe os nossos post!
- Sicília: A maior das ilhas Mediterrâneas, uma ilha inigualável
- Sobre Gastronomia Siciliana e onde comer em Palermo
- Palermo – Lugares para se conhecer em tours de um dia inteiro
- Palermo – Lugares próximos para se conhecer em meio dia
- Sicília – Lugares que vão te encantar se você é um apaixonado pela cultura Grega